Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Navegando por vídeos e outras mídias

Visitei o portal do Professor no Link Recursos Educacionais e conheci vários recursos de vídeo, áudio, imagens, hipertexto, etc. Gostei e selecionei três produtos que muito nos auxiliará na prática em sala de aula e quero compartilhar com os colegas cursistas.

Produtos e Objetos do Portal do Professor:
Viagens do Chiquinho - Estados Unidos
http://www.turmadochiquinho.com.br/chiquinho/viag_chiq_eua_hello.asp
Este recurso é para as turmas do Ensino Fundamental – séries finais. É bem interessante, pois faz com que o aluno tenha noções sobre alguns aspectos da cultura norte-americana.
O hipertexto é dividido em sete partes. Cada uma aborda um tema acerca da história dos Estados Unidos da América.
Pode ser trabalhado nas aulas de Inglês como nas de História.

A bibvirt – Categorias literárias
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/categorias_literarias/13_a_bibvirt
Trata-se de uma biblioteca virtual que apresenta um repositório digital e promove o hábito pela leitura. Descreve as características de livros em áudio e narra trechos de livros de Machado de Assis.
É um recurso disponível para todos os níveis de ensino.
Torna a aula mais proveitosa e diferente além de despertar o prazer de quem não gosta de ler e incentiva a leitura. Para o professor é um recurso de acesso aos livros online além de incentivar o uso das tecnologias na prática pedagógica.

Cartas de Intenções (Viagens de leitura)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50480
O Vídeo tem o objetivo de mostrar a importância da leitura. O acervo é composto por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a licença dos titulares dos direitos autorais. É para ser trabalhadas com as séries iniciais e também as finais do Ensino Fundamental.
O vídeo é bem interessante vale conferir. Ele tem a TV como grande aliada no processo de formação do leitor crítico. “Viagens de leitura” Incentivam a leitura e essa por sua vez influencia a escrita. O Trabalho do professor ganha uma roupagem nova e incentiva o gosto pelas letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário